quarta-feira, 22 de julho de 2015

Análise - Ciclofaixa do parque Maurílio Biagi

Algumas semanas atras postei um artigo falando sobre a dificuldade de se usar os parques da cidade para pedalar. Felizmente nem tudo está perdido. Atualmente o único parque que permite usar a bicicleta para lazer (e até como um desvio seguro, explicarei a seguir) é o parque Maurilio Biagi.

Entrada do parque
Fonte: g1.globo.com
O parque foi reinaugurado em 2010 e conta com uma ciclofaixa interna de lazer unidirecional (o que não impede dos frequentadores a usarem nos dois sentidos sem problemas) passando por quase todo o parque. Uma boa alternativa para quem gosta de pedalar a lazer de forma tranquila.

Mesmo com a sinalização e pintura de solo, é comum encontrar algumas pessoas caminhando pela ciclofaixa. De forma geral não é algo tão preocupante, mas de vez em quando, alguns ciclistas passam em alta velocidade pela via, o que a deixa perigosa principalmente para crianças que estão aprendendo a pedalar. Clique nas fotos para ampliar:





Estrutura

O parque Maurilio Biagi possui banheiros e um bebedouro na entrada voltada para a rodoviária. Alem disso, conta com três paraciclos: dois ao lado das quadras e um próximo à lanchonete. Mesmo que eles sejam do tipo "entorta rodas", são uma alternativa para se trancar a bike com segurança.

Paraciclo do tipo "entorta rodas"
Arquivo pessoal
Cortando caminhos

Como disse no inicio, o foco da ciclofaixa é apenas para lazer, mas ela também pode ser usada por ciclistas que estejam pedalando a trabalho ou qualquer outro compromisso.

Para quem vem da avenida Elpídio Gomes (bairro/centro), pode passar por dentro do parque, evitando a subida da avenida e indo até a entrada voltada para a rodoviária. Só vale lembrar que o semáforo para pedestres foi removido desta região para a realocação dos novos semáforos do recém inaugurado terminal de ônibus. Para quem vem do sentido oposto (centro/bairro) a ciclofaixa também é uma boa opção. Atenção ao sair pela entrada da avenida Elpídio Gomes, pois apesar da faixa de segurança, são raros os motoristas que a respeitam.



Por fim, alguns prós e contras:

Prós:

  • Estrutura básica presente;
  • Paraciclos;
  • Caminhos sinalizados e planos.
Contras:
  • Algumas pessoas usam a ciclofaixa para caminhada;
  • Paraciclos poderiam ser mais adequados.

O horário do parque é das 6:00h até as 20:00h, de domingo à domingo. Por isso, mesmo que você use a bike apenas para lazer, não custa nada fazer uma visita ao parque!

Nenhum comentário:

Postar um comentário