quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Analise - Ciclofaixa Parque Curupira

Atualização: Em março de 2014, foi proibida a circulação de bicicletas no parque Curupira. Por isso, desconsiderem a avaliação feita por mim na época e confiram o link abaixo.

"Lugar de bicicleta é no parque!"... pelo menos não em Ribeirão Preto

========================================================================
O Parque Pref. Dr. Luiz Roberto Jábali (mais conhecido como Parque Curupira) foi inaugurado em 18 de dezembro de 2000 e atualmente é a maior área verde de Ribeirão Preto. O Curupira possui uma ciclofaixa com aproximadamente 1,5 km de extensão, passando por volta de todo o parque, usada apenas para lazer. Sim uma ciclofaixa, apesar de muitos acreditarem de se tratar de uma ciclovia (as próprias placas do parque dizem isso. Saiba aqui a diferença entre as duas, tudo bem explicado pelo pessoal do Vá de Bike.

A ciclofaixa possui muitos trechos com subidas e descidas, fazendo que o ciclista menos experiente tenha que esforçar um pouco mais para concluir o percurso. No trecho mais alto, no mirante, é possível fazer uma pausa para tomar uma água num dos bebedouros existentes no parque.

Os trechos com longas descidas devem ser feitos em velocidade baixa. Por ser um parque, é natural que folhas fiquem ao longo da ciclofaixa, o que pode deixar a pista escorregadia, e com riscos de tombos. Infelizmente em novembro agora, um empresário morreu ao bater sua bicicleta numa arvore no Curupira. Apesar de ser sido uma fatalidade, muitos ciclistas costumam desenvolver velocidades altíssimas em alguns trechos da ciclovia, o que pode por em risco a segurança de pessoas que fazem caminhada, de outros ciclistas e deles próprios.

No primeiro ano de funcionamento, chegou a ser proibida a entrada de bicicletas no parque nos finais de semana, tempo como justificativa o grande número de pessoas no parque. Felizmente esta regra foi eliminada no ano seguinte, tornando o parque livre para pedaladas todos os dias da semana.

Os bicicletários do parque estão em péssimo estado de conservação, uma vez que os mesmo ficam no mesmo espaço do estacionamento para motos. Mas é possível prende-lá nos paraciclos mais próximos à entrada... pelo menos de segunda à sábado, pois no domingo das 7:00hs as 13:00hs eles são usados para as bicicletas de aluguel da Ciclofaixa de Lazer.




Finalizando, o parque Curupira é uma ótima opção de lazer para quem quer pedalar curtindo a natureza. Dos pontos então destacamos:

Positivos:
  1. Local seguro;
  2. Infraestrutura adequada (bebedouros, banheiros e paraciclos).
Negativos:
  1. Alguns trechos ficam escorregadios depois das chuvas;
  2. Praticantes de caminhadas "invadem" a ciclofaixa algumas vezes.
O que acham da ciclofaixa do Curupira? Deixem suas sugestões nos comentários! Não percam a próxima analise, que será do Parque Maurilio Biagi. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário